Consumismo X Consumo Sustentável

Consumismo X Consumo Sustentável

O consumo faz parte da vida humana desde os primórdios da civilização, mas nos últimos séculos, impulsionado pelo desenvolvimento industrial, pela globalização e pelas novas tecnologias, o padrão de consumo da sociedade moderna passou a ser marcado pelo excesso e pela descartabilidade.

O consumismo desenfreado gera impactos significativos no meio ambiente, como o esgotamento de recursos naturais, a poluição e a geração excessiva de resíduos, além de afetar aspectos sociais e econômicos, como a exploração da mão de obra e a desigualdade no acesso a bens e serviços.

O consumo sustentável surge como uma alternativa viável e necessária para equilibrar as necessidades individuais e coletivas com a preservação do planeta para as futuras gerações.

“A adoção de práticas sustentáveis não é apenas uma escolha, mas uma necessidade para um futuro equilibrado.”
Especialista em Sustentabilidade

Público-alvo

Esta palestra é destinada a estudantes e professores de ensino médio e superior; profissionais de diversas áreas interessados em sustentabilidade; empresas e organizações que buscam implementar práticas sustentáveis; consumidores conscientes que desejam aprimorar seus hábitos de consumo.

Conteúdo

  • Definição de consumo e sua importância na sociedade moderna
  • Diferença entre necessidade e desejo
  • A influência da publicidade e do marketing no consumo
  • O impacto ambiental do consumismo exacerbado
  • Consequências sociais e econômicas do consumo desenfreado
  • Definição e princípios do consumo sustentável
  • Relação entre consumo sustentável e desenvolvimento sustentável
  • Como reduzir o desperdício no dia a dia
  • Estratégias para reutilização e reaproveitamento de materiais
  • O papel da reciclagem na economia circular
  • Compras responsáveis: certificações e selos de sustentabilidade
  • Economia compartilhada e novas formas de consumo
  • Produtos sustentáveis e inovações ecológicas
  • Planejamento e consciência na hora da compra
  • A importância de apoiar empresas sustentáveis
  • Como pequenas mudanças individuais podem gerar um grande impacto coletivo
  • Debate sobre desafios e soluções para um consumo mais responsável
  • Dicas práticas para um consumo mais sustentável no dia a dia

Palestrante

Prof. Márcio Silva, cursou mestrado em Psicologia Social pela PUC-SP, tendo como objeto de estudo a "construção identitária de novos líderes no chão de fábrica". Estudou Ciências Econômicas pela UEFS, Administração Industrial pela USP, graduado em Marketing.

Atualmente é Diretor de Projetos de Educação Corporativa, Instrutor e Consultor Sênior da Corporativa Brasil, tendo desenvolvido ao longo de sua carreira, mais de 50 temas exclusivos de curso e treinamentos corporativos nas áreas: Liderança e Gerenciamento, Gestão de Pessoas, Administração Estratégica, Gestão de Clientes, Agronegócio, Industria, Vendas e Negociação, Comunicação e Etiqueta Corporativa.

Atuou também como professor do curso de pós-graduação do ICTQ (Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade Industrial). Muito elogiado por sua didática simples e dinamismo em suas apresentações, Márcio Silva participou como palestrante da Fispal Tecnologia (29ª Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas) e do Forum Industrial promovido pela AMCHAM-Campinas. Jurado do Prêmio Nacional de Telesserviços 2011. Autor dos livros e ebook "Liderança, Gerenciamento e Gestão de Pessoas" e “Clientes por Todos os Lados” disponíveis na Amazon e de diversos artigos sobre liderança, gerenciamento e gestão.

Realizou projetos de desenvolvimento profissional e de lideranças, com alto índice de satisfação para empresas como: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Marcopolo, Saint Gobain, Companhia Brasileira de Cartuchos, Zurich Seguros Brasil, Facchini S.A, JCDecaux, CESP - Companhia de Energia do Estado de São Paulo, State Grid, Roche, NovoNordisk, Banco Alfa, Vetnil, Royal Canin, Grupo Antolin, Lundin Mining Brasil, Magenta Agro S.A, FMC Agrícola, Charrua Comercial Agrícola, Bancorbrás, Expresso Princesa dos Campos, Nissin Foods, Bimbo do Brasil, Alibem, Coamo Agroindustrial Cooperativa, Hershey's do Brasil, Unimed Belém, Unimed Volta Redonda, Pierre Fabre no Brasil, State Grid Brazil, Comandolog Transporte e Logística, Comando Diesel Transporte e Logística, Oceanair Linhas Aéreas, FTD Editora, CTICOR – Centro de Tratamento Intensivo, Vipal Borrachas, Fleetcor (Sem Parar), OMR Componentes Automotivos, Atomy Brazil, Centro Universitário São Camilo, SQM Vitas Brasil, Faet, Maringá Turismo, Portal do Morumbi, Cia de Canetas Compactor, H-Buster, Cremer, GGF Brasil, IMMA, Arbor do Brasil, Sodramar, SAE Towers, Brady Corp, PQ Silicas, Metalvic, Aliança Metalurgica, Deca S/A, entre outras.

Orçamentos

LEVE ESTA PALESTRA PARA SUA EMPRESA: Condição especial para realização desta palestra exclusivamente para um grupo de pessoas em sua empresa.

São duas opções para sua escolha: Presencial In Company (instrutor vai até sua empresa) ou Online ao Vivo (com transmissão via MEETING ou TEAMS somente para sua equipe):